As cores exercem uma grande influência na decoração. E as cores para decoração de espaços pequenos devem ser escolhidas ainda com mais cuidado, pois assim como todos já estão cansados de saber as cores possuem o poder de ampliar ou diminuir visualmente um ambiente. Mas não pense que você terá que abandonar as cores mais intensas ou mais escuras, pois isso não é necessário, você deve apenas posicioná-las nos locais adequados, caso não abra mão destas tonalidades.
Dicas de Cores para Decoração de Espaços pequenos
As cores claras possuem sim o poder de ampliar visualmente um ambiente, e você deve pintar as paredes e teto com cores claras, não precisando necessariamente ser a cor branca, podendo ser também o bege, o creme ou marfim, mas desde que sejam cores claras. E se você quiser potencializar o efeito ampliar das cores claras, invista também em piso com cores claras, com você podendo usar uma mesma cor no teto, paredes e pisos ou fazer um mix com cores claras entre estas três partes do cômodo.
Leia também sobre Decoração de Jardim para Portadores de Necessidades Especiais.
Como estamos falando de cômodos pequenos o ideal é dispor os móveis de forma “espaçada” pelo ambiente, sem amontoar móveis e elementos decorativos por todo o espaço. Com esta disposição já montada em seu cômodo, você pode acomodar cores mais intensas ou escuras aqui e ali nos objetos de decoração ou em almofadas, por exemplo.
Leia também sobre Decoração de Cantinhos.
E outra grande dica no momento de decorar um ambiente pequeno é optar por tonalidades que iluminem o ambiente, mesmo estas cores sendo fortes e vibrantes. E quando falamos de objetos decorativos, escolha os que também possuem algum brilho ou até mesmo um verniz sobre eles. E nunca disponha muitas cores intensas ou escuras juntas, como sobre um móvel, espalhe estas cores que diminuem visualmente o ambiente pelo cômodo, assim o efeito ampliador não será comprometido.
Leia também sobre Decoração para Quarto de Trigêmeos.