O nome dado a essa piscina que parece desaparecer no horizonte não é em vão: a piscina com borda infinita conquistou a admiração das pessoas devido à sensação de amplitude proporcionada pelo surpreendente transbordamento de uma das laterais.
Tal característica traz uma percepção de harmonia com o meio ambiente através da vista panorâmica, sem mencionar o requinte e a sofisticação que ela transmite.
A aderência das mais belas residências, dos hotéis de luxo e dos resorts às piscinas de borda infinita popularizou o termo na internet, principalmente pelo fantástico efeito visual de mescla do céu com as águas.
Se você pretende conhecer mais sobre as piscinas de borda infinita e deseja valorizar ainda mais sua propriedade com um artefato como este, confira detalhes e modus operandi de construção descritos nessa matéria!
O que é borda infinita?
É uma tendência que se tornou sonho de consumo de muita gente, principalmente porque é um item de lazer e decoração que tem uma conexão com o entorno, além de ser mais sofisticada que as demais piscinas.
A piscina com borda infinita foge do padrão inicial de modelo de piscinas retangulares com fundo azul. Possui um conceito moderno e transmite a ideia de imensidade e vastidão, devido à visualização do horizonte.
Essa categoria de piscinas é proveniente de uma técnica de construção e projetismo, causando a ilusão de ótica de que está desconectada do solo e se funde à paisagem frontal.
Por esse motivo, é comum que uma piscina de borda infinita seja projetada e construída em locais em que se pode observar o mar, uma vez que, quanto mais próximos os tons da água da piscina e da paisagem são um do outro, a sensação de infinito é garantida.
Como funciona?
Para entender como o mecanismo de uma piscina com borda infinita funciona, é necessário ter em mente que a arquitetura do ambiente é um quesito primordial para projetar essa específica piscina. Cada arquiteto, porém, aplica técnicas distintas nesse processo.
Entretanto, existem aspectos gerais e informações principais para se construir uma piscina de borda infinita. Como dito anteriormente, a escolha do ambiente é um quesito importantíssimo, tendo em vista que a principal intenção de uma piscina desse tipo é a mescla com o ambiente de profundidade.
O segredo da borda infinita consiste no retorno da água que transborda. Ao escorrer numa calha de aproximadamente 50cm de profundidade, preenchida com pedriscos, essa água é retraída por um sistema de encanamento. Logo em seguida, é direcionada a um reservatório específico, filtrada e impulsionada, com uma bomba, novamente para o tanque.
Entretanto, caso seja possível de ser incluída em seu orçamento e seja conveniente, existe um sistema de motobombas que faz com que a água transborde e volte naturalmente à piscina. Adotar este método encarece a obra em cerca de 10%, mais tubulações e bombas.
O procedimento geral, no entanto, é bem semelhante ao de construções de piscinas tradicionais: podem ser projetadas formas, fontes, degraus e diversos outros elementos decorativos.
A estrutura e a instalação de uma piscina com borda infinita é o que a diferencia da piscina tradicional. O custo de sua manutenção e, principalmente, de sua produção, é obviamente mais elevado, e isso é motivado pela compra de tubulações específicas e bombas exclusivas para essa finalidade, que realizam o serviço de escoamento de água.
Piscina com borda infinita é perigoso?
Não! É compreensível algumas pessoas pensarem que as piscinas de borda infinita são mais perigosas que as demais, mas, felizmente, esse tipo de piscina é bem planejado e não oferece riscos adicionais aos perigos que qualquer outra categoria de piscina teria.
É possível fazer uma piscina com borda infinita de fibra?
Sim! Apesar de precisar de mão de obra especializada, a produção de uma piscina com borda infinita com fibra é plenamente executável.
É estimado que saia 40% mais barato que construir com concreto, então é só selecionar o modelo de piscina desejado, executar o projeto e fazer a decoração de área de lazer!
Projetos para inspiração
Abaixo, há diversos projetos fantásticos de piscina de borda infinita para você se inspirar e colocar em prática. Criar essa sensação de imensidão da água com a paisagem valorizará sua área de lazer e, consequentemente, seu imóvel!
Essa piscina de borda infinita se situa no hotel de luxo Marina Bay Sands, em Singapura.
A integração de cores dos elementos da piscina com o ambiente foi feita com maestria nessa execução. Observe como o verde da vegetação e o marrom do deck são mesclados ao espaço!
A seguinte é a piscina no hotel Viceroy Villa Bali, na Indonésia. Um belíssimo equilíbrio entre simplicidade e sofisticação.
Essa piscina, construída em uma residência, une os conceitos de luxo e minimalismo.
Adereço de requinte em casas luxuosas, a piscina de borda infinita traz consigo um conceito único e inolvidável.
Uma transparência notável: elegância, requinte e singularidade.
Mesmo sendo recomendado construir uma piscina de borda infinita em ambientes cuja cor principal seja apenas o azul-mar, a mescla de conceitos entre o verde da natureza e o urbanismo é um paradoxo belíssimo.
O ilusionismo óptico é a premissa inicial da piscina de borda infinita, e essa imagem retrata como se constrói essa visão.
Mais uma da Indonésia com belíssimos conceitos de piscinas de borda infinita: o Alila Hotel.
A perfeita essência entre a realidade e o surreal.
Fusão arquitetônica com a praia: essa casa foi usada para a filmagem da franquia de filmes Crepúsculo.
Perfeição na mistura de elementos.
Mais uma de Singapura, na Baía de SkyPark.
Não restam dúvidas de que foi o efeito marcante, promovido pela piscina com borda infinita, o aspecto principal causador do aumento, exorbitante, de sua procura. Já escolheu o modelo que mais te agrada?
Esperamos que você tenha gostado desse post! Confira outras matérias sobre tendências de Decoração e Projetos!