Muitas vezes nem é preciso o quebra-quebra de reformas ou gastar pequenas fortunas para mudar a fachada de sua casa, apenas com uma boa iluminação residencial externa você já alcança resultados surpreendentes e interessantes. E este tipo de iluminação pode ser incorporada a qualquer espaço, até mesmo naquele cantinho esquecido perto da garagem ou no caminho de acesso para o seu lar, além do que, ela ainda vai proporcionar uma valorização arquitetônica da construção.
Dicas de Iluminação Residencial Externa
Dependo dos elementos que você possuir no jardim ou quintal de sua casa você pode brincar com a iluminação e destacar este ou aquele ponto. As piscinas, por exemplo, podem receber iluminação indireta, para formar reflexos e até desenhos, dependendo de onde estão localizados os refletores ou spots com lâmpadas, ou podem ainda receber luz direta, acoplando iluminação em pontos estratégicos dentro e ao redor da piscina. E o mesmo vale para caramanchões.
Leia também:
Em um ambiente para lazer ou descanso você pode incorporar também, além da iluminação, muitas plantas, assim o jogo de luz e sombra ficará bem interessante. Você pode colocar pequenos refletores ou fazer uma iluminação frontal. E pode ainda jogar a luz para destacar somente as mesinhas, poltronas ou espreguiçadeiras.
O caminho que leva à porta de entrada de sua casa pode receber balizamento e iluminação diferenciada, caso possua degraus você pode incorporar pequenas lâmpadas entre um degrau e outro. Em caso de caminhos plainos você pode iluminar somente a lateral, e para isso você tem muitas possibilidades, pode usar refletores, luminárias especiais, pequenas lâmpadas ou pode ainda usar postes decorativos para jardins por todo o caminho até a entrada da casa.