As casas de madeira estão em alta no mundo mobiliário. Além de serem consideradas ecologicamente corretas – pauta importante nos tempos atuais – elas também são um exemplo de beleza e elegância.
Elas procuram retomar técnicas de construções antigas que utilizavam apenas este material em suas estruturas. A partir do que dispunham do local em que estavam situadas, mostravam-se duráveis.
Com as novas tecnologias, este tipo de imóvel tornou-se mais resistente ainda, além de ser construído mais rapidamente. No que toca a sua arquitetura, ela não consegue passar despercebido! Ela une simplicidade e sofisticação.
Para quem deseja comprar um imóvel que utiliza esta matéria-prima e ainda está na dúvida se é um bom negócio, selecionamos informações que vão ajudá-lo a tomar a decisão certa.
Qual a durabilidade das casas de madeira pré-fabricadas?
As casas de madeira podem ser residência de várias gerações. Para isso, é importante buscar empreiteiras comprometidas com a qualidade de seu produto, escolhendo madeiras mais resistentes e aplicando substâncias que ampliem ainda mais a saúde das fibras vegetais.
Desta maneira, o espaço estará livre de insetos e protegido da ação do sol e da chuva.
Preços das casas de madeira
Sendo hoje uma tendência, há cada vez mais empreiteiras e corretoras trabalhando com este tipo de imóvel.
Como existem diferentes modelos, que variam em relação à dimensões e quantidade de suítes, por exemplo, podemos calcular a média de preços a partir do valor do metro quadrado.
Nas grandes cidades, a cotação atual está em R$ 850,00 por m².
Manutenção
Sendo fabricada de maneira adequada e com boa matéria-prima, a manutenção não será frequente. Porém, quando necessária, ela será de baixo-custo.
Por isso, ela se apresenta como uma das alternativas imobiliárias com melhor custo benefício do mercado.
Casas de madeira esquentam?
A sensação térmica é outra dúvida recorrente quando pensamos em uma casa feita apenas de madeira. Mas a notícia é excelente: os ambientes internos são frescos e agradáveis o ano inteiro!
No inverno, ela funciona como um bom isolamento térmico, fazendo com que o ar gelado de fora não mude totalmente a temperatura interior. Por isso, ao entrar em casa, você terá a sensação de estar embaixo dos cobertores.
Já no calor, este processo acontece da maneira inversa: a temperatura ambiente é fresca. Vai ser um alívio voltar para o seu lar. Enfim, as casas de madeira são bem aconchegantes!
Qual a melhor madeira para construção de casas de madeira?
Historicamente, as melhores madeiras para a construção de casas e objetos mais resistentes são as chamadas “madeiras de lei”.
Elas possuem este nome porque já no período colonial brasileiro eram consideradas de ótima qualidade. Por isso, a sua extração era apenas permitida com a autorização do rei de Portugal.
Alguns exemplos de madeiras de lei são o jacarandá, a grápia e a peroba. Como elas estão em perigo de extinção, a sua aplicação se dá mais em trechos estruturais do imóvel, como as paredes e o suporte para cobertura.
Casas de madeira têm garantia?
Por ser um produto de origem industrial e, assim, fabricando em série, as casas de madeira possuem garantia de compra.
Quando o cliente resolve contratar o serviço de uma empresa especializada e encomendar o imóvel do seu jeito, ele também assegura o direito à garantia.
Projetos de casas de madeira simples e baratas
Confira agora alguns modelos de casas de madeira simples e baratas para incluir na sua lista de projetos preferidos:
Casas de madeira pintadas
Ao invés de envernizar algumas pessoas preferem casas de madeira pintadas. E as cores podem variar assim como nas casas de alvenaria. Confira:
Fotos de casas de madeira pequenas
As fachadas de casas de madeira podem ter diversos estilos, com ou sem varanda. Veja:
Da mesma forma que a empreiteira possui profissionais especializados na entrega e montagem das casas de madeira, elas também possuem técnicos que estão prontos para resolver problemas ocasionais.
E nada melhor do que descansarmos depois de um dia de trabalho, recebermos os amigos e escrevermos a nossa história pessoal em um ambiente aconchegante como esse.