Festas juninas sempre são animadas, tradicionais, cheias de comidas típicas e danças. Cada região possui um jeito de organizá-la. Barraquinhas de doces, salgados e brincadeiras são itens que não podem faltar. A decoração apesar sempre é bem colorida com bandeirinhas e luzes trazendo alegria para esses dias de comemorações. As crianças adoram esse período, pois participam de quadrilhas vestidas como caipiras para incrementar a festa.
Vejam algumas idéias de decorações
As crianças costumam ser mais esforçadas quando se trata da festa, ensaiam as danças, ajudam na decoração e se fantasiam. A decoração tem desde bandeirinhas e balões de tecido ou papel coloridos pindurados no teto até mesas com toalha xadrez com doces típicos que dão a rusticidade da culinária da época.
Se não é possível ter uma fogueira de verdade, o jeito é fazer uma com celofane vermelho, amarelo e branco para fazer as chamas e cartolina pintada imitando as toras. Em cima da mesa, copinhos com pipocas, doces e frutas são bem vindos.
A palha pode ser espalhada no chão para deixa a festa com mais caracteríticas de fazenda. E se o ambiente for fechado, bexigas podem complementar a decoração, lembrando do colorido sempre.
Manter os alimentos em tijelas trazidas pelos convidados deixam as mesas despojadas e organizadas. Uma mesa só com as comidas e outras para os convidados deixam o espaço melhor distribuído.
A festa junina é uma festa temática de agradecimento aos santos juninos (São Antônio, São João e São Pedro), onde a dança homenagea estes santos lembrando a colheita na roça. Por esse motivo é importante deixar um espaço para que essas danças, quadrilhas, aconteçam. Em algumas festas, pode-se até ter um palco para apresentação de grupos de músicas e danças. É uma forma diferente de permitir que todos vejam as apresentações e participem delas.