Você pode personalizar azulejos para decoração de sua casa. Assim você evita reformas, e o seu sempre presente quebra-quebra, e ainda economiza muito renovando o visual de seu ambiente.
Dicas para Personalizar Azulejos para Decoração
Para fazer esta customização você irá precisar de:
- Pincéis;
- Lápis 6B;
- Placa de cerâmica queimada;
- Esmalte cerâmico para baixa temperatura;
- Tinta maiólica, para dar a base branca à placa;
- Esmalte brilhante para queima cerâmica;
- Esmalte de brilho;
- Rascunho com desenho que será aplicado à placa;
- Trincha.
Leia também sobre Porta-Edredom que Vira Mesinha Decorativa.
Comece marque em um papel o tamanho da peça que você irá pintar, e desenhando dentro dessa marcação o que você quer.
Em seguida, aplique à peça cerâmica a tinta maiólica, que é um tipo usado para fixar as cores e dar o aspecto vitrificado à plaquinha, mas antes, faça a diluição em água na proporção 1 por 1. E a pincelada da tinta para cerâmica é única, você não deve pincelar várias vezes como em uma pintura tradicional. A vantagem é que quando a tinta seca, ela vira um pó, e é facilmente removível se ocorrer um erro.
Logo após, depois de seca a tinta maiólica (ou cerâmica), transfira à lápis o desenho feito sobre o papel para a superfície da peça.
Agora, feito o esboço, é hora de executar a pintura final. Para esta etapa, prepare o esmalte cerâmico misturando-o à água. Utilize a mesma quantidade de tinta e água, por exemplo, 10 ml de tinta devem ser diluídos em 10 ml de água. Com um pincel na espessura e ponta apropriadas à escolha do motivo, pinte primeiro os contornos, do centro para fora.
Leia também sobre Como Decorar uma Parede com Estampa Zig Zag.
Em seguida, comece a colorir os desenhos que foram contornados com o esmalte com as cores desejadas.
Logo após, os detalhes externos do desenho devem ser feitos por último, e terminada a pintura, deixe secar.
Agora, a peça seca, utilize a trincha para aplicar o esmalte específico para queimar sobre a área pintada.
Em seguida, a peça deve ser levada ao forno apropriado para a queima, e pode ser encontrado e usado nas escolas ou ateliês de cerâmica que prestem esse serviço. Uma boa dica é pedir indicações nas lojas que vendem as tintas e a cerâmica, que geralmente têm parceiros que prestam esse serviço. E não faça a queima em fornos domésticos, a temperatura ideal não é atingida e você ainda pode provocar acidentes.
Logo após, para finalizar a sua peça, com a peça já queimada, basta aplicá-la com argamassa na parede da sua casa. E está pronto!
Créditos: UOL Mulher.
Leia também sobre Decorando Pisos Antigos Passo a Passo.