A parte decorativa de sua casa tem que ser muito especial, e não somente para beneficiar o visual, a beleza de sua casa, mas também para você se sentir mais acolhida em sua casa ou até mesmo confortável, dependo das peças em que você optar. E você pode fazer um porta-edredom que vira mesinha decorativa, para ter uma peça com múltiplas funções.
Dicas para Fazer Porta-Edredom que Vira Mesinha Decorativa
Para fazer esta diferente peça você irá precisar de:
- Trio para patchwork;
- Máquina de costura;
- Tela de plástico para jardim (1,04 x 0,52 m);
- 1 círculo de MDF ou papelão (32 cm);
- 2 círculos de MDF ou papelão (27 cm);
- Alfinetes;
- Agulhas;
- Arame;
- Tecido;
- Fita de tipo “silver tape” (de polietileno com tecido de algodão e adesivo à base de borracha e resinas);
- Tesoura;
- Fio encerado;
- Passa linha ou grampo de cabelo;
- Abridor de casas;
- Alicate.
Leia também sobre Como Decorar uma Parede com Estampa Zig Zag.
Comece cortando dois círculos de tecido, um com 27 cm de diâmetro, o outro com 74 cm. E corte também um retângulo de 92 x 75 cm.
Em seguida, dobre o retângulo em quatro partes.
Logo após, refile as rebarbas do tecido usando o cortador do trio de patchwork e uma régua.
Agora, dobre o retângulo ao meio no sentido do comprimento. Depois costure as extremidades pelo avesso, no sentido da largura, usando a máquina. O resultado é um “tubo” que será a base do edredom.
Em seguida, em uma das pontas, alfinete pelo avesso o círculo de 27 cm. Se preferir, alinhave-o na sequência, tirando os alfinetes. Leve à máquina e costure.
Logo após, com a peça ainda no avesso, faça uma bainha dupla, dobrando duas vezes a outra extremidade do tubo e costurando à máquina.
Agora, com o abridor de casas ou a ponta da tesoura, faça um buraquinho na costura da barra que você fez, para poder passar o fio encerado. Depois introduza o fio por toda a volta usando um grampo de cabelo ou passa linha.
Em seguida, com o alicate, corte três pedaços de arame, o maior deles com cerca de dois metros. Então, faça um cilindro com a tela de jardinagem sobrepondo um pouco as extremidades e prendendo cada ponta com os arames menores.
Leia também sobre Decorando Pisos Antigos Passo a Passo.
Logo após, com o arame maior feche o cilindro feito com a tela para jardinagem. É importante que você trance a tela com o arame para que o cilindro ganhe firmeza.
Agora, corte mais dois pedaços de arame com cerca de 50 cm cada. Depois para fazer uma base firme para a capa do edredom, fixe uma das pontas do arame na tela, sobrepondo o círculo de 27 cm e marcando o comprimento necessário para que o fio chegue ao lado oposto.
Em seguida, com o outro pedaço de arame, repita o processo, formando uma cruz.
Logo após, corte alguns pedaços de fita de polietileno para fixar o círculo de papelão ou MDF no fundo do tubo, por dentro e também por fora.
Agora, reforce a fixação fazendo uma cruz com a fita de polietileno. Depois encaixe por dentro o outro círculo de 27 cm.
Em seguida, para fazer a tampa, use os círculo de tecido (74 cm) e de MDF (32 cm) ou de papelão que sobraram.
Logo após, você deve fazer um tipo de “fuxicão”. Com agulha e linha, faça uma bainha por toda a extensão da extremidade do círculo de tecido. Para isso, dobre um pedacinho como se fosse fazer uma barra e vá franzindo o tecido.
Agora, com o círculo de MDF ou de papelão dentro do “fuxico”, puxe a linha, embutindo-o neste “saquinho”. É importante que o tecido fique bem esticado em um dos lados.
Em seguida, para finalizar a sua peça, vista a capa no cilindro feito com a tela para jardinagem. O fundo da capa deve recobrir o fundo do cilindro e, no topo, vai haver uma “sobra” onde está o fio encerado. E está pronto!
Créditos: UOL Mulher.
Leia também sobre Artesanato Decorativo com Sobras de Tecido.