O problema de moradia ainda é grande em nosso país, mesmo após os incentivos à aquisição da casa própria e dos projetos sociais para a implementação de casas populares nas regiões brasileiras mais pobres. Mas com o auxílio da tecnologia a cada dia surge um novo projeto de casa com material de baixo custo, chegando até mesmo a projetos com casas construídas com material reciclável, como garrafas pet e tijolos de demolição.
Dicas para Projeto de Casa com Material de Baixo Custo
Casas feitas com garrafas de refrigerante, potes quebrados e sacolas plásticas pode ser a solução para a falta de moradia, além de auxiliar a limpeza do planeta. Essas casas foram desenvolvidas por uma empresa do Ceará e são muito fáceis de serem montadas, não necessitando de mão de obra especializada para a execução do projeto. Este modelo de casa não tem alicerce e é montado sobre uma placa metálica, enquanto as paredes são fabricadas com um dos compostos químicos que formam o plástico, o polietileno, que é mais leve que o concreto, mas resistente como o tijolo. Já o isolamento térmico é feito com um espaço oco entre as placas que formam o bloco.
Outra alternativa para baratear um projeto de uma casa é aderir ao bloco de concreto, ao invés dos materiais tradicionais de alvenaria. O bloco por ser mais resistente, e dependendo do projeto da casa, dispensa vigas e pilares de sustentação, diminuindo assim o custo final da construção da casa.
E há também no mercado atualmente as casas pré-fabricadas, que nada mais são que casas levantadas a partir de placas de materiais resistentes, porém com custo bem mais baixo que os convencionais materiais de construção.
Leia também: