O Corpus Christi ou Corpo de Cristo, é uma festa tradicional e cristã, onde missas e procissões fazem parte desta comemoração. Para lembrar passagens da bíblia e a história de Jesus, os tapetes enfeitam as ruas de várias cidades por todo o país. Uma maneira rica e muito bonita elaborada com materiais baratos e reciclados. A comemoração vem 60 dias depois da páscoa em grande estilo e com muita cor.
Decoração dos tapetes religiosos
Olha que lindo este tapete, com uma decoração única delimitando os temas. Tem até uma criação artísticas com livros e pequenas maquetes da cidade. O trabalho geralmente é realizado por voluntários e muito bem desenvolvido. As cores vivas destacam os temas de cada espaço e diferenciam os tapetes entre si.
Serragem tingida, farinha, cortiça, tampinhas de garrafa, areia, sal, folhas, flores, borra de café e muita criatividade fazem destes tapetes uma obra prima que é desfeita com a procissão. Esta decoração tem ornamentos na borda, para ficar mais requintada. Uma linda forma de enfeitar as ruas com gestos de gratidão e respeito vindos dos voluntários.
Em volta das igrejas matrizes e em ruas principais, artistas plásticos também ajudam na decoração, desenhando e apoiando a obra feita na rua. A serragem tingida deixa o trabalho bonito e é melhor para pisar. Pode compor desde detalhes grandes até os mais pequenos, como nesta foto.
Cada tapete traz imagens e figuras dos temas bíblicos. Cada efeito de sombreamentos, luz e profundidade são destacados com as diferentes tonalidades do materiais aplicados. Os tapetes podem ter partes mais estreitas, redondas e simples, para que cada espaço tenha uma importância diferente.
Spray de tinta também são usados para confecção desses tapetes. Mas areia e a serragem ainda são matérias-primas versáteis para colorir e detalhar as imagens. Veja que este tem o desenho todo contornado com areia preta. A serragem formando os raios se destaca no lindo verde do tapete.